domingo, 20 de setembro de 2015

Sortie de Cohésion

Por aqui, é comum fazer-se uma sortie de cohésion com cada turma, no início
 
de cada ano letivo. É um passeio, no fundo, organizado pelo Diretor de Turma (aqui chamado de Professeur Principal), que serve para melhorar a coesão entre os alunos, ou para que estes possam conhecer-se - no caso das turmas novas.

Este ano, sou Diretora de Turma - um novo desafio, que aceitei não sem hesitação. Apesar de sempre ter feito este trabalho em Portugal, assusta-me um pouco ter de enfrentar os pais franceses, com a minha cultura e o meu sotaque fora do que é, para eles, o "normal". Digamos que não tive grande voto na matéria, no entanto: a minha chefe fez-me olhinhos de cãozinho abandonado (ainda bem que ela não lê este blog!) e eu lá aceitei...


Bref, sou Diretora de Turma, por isso, tocou-me também a mim organizar a tal sortie de cohésion. Depois de muito refletir e de trocar ideias com alguns colegas, acabei por decidir levar a minha Direção de Turma ao Koezio, um pavilhão enormíssimo, situado a cerca de 35 quilómetros de Paris, em Sénart, onde se desenvolvem atividades ao estilo dos Jogos sem Fronteiras.


Rezingões como qualquer adolescente que se preze, os meus alunos não ficaram nada contentes, quando souberam que teriam de apanhar um comboio e um autocarro, antes de chegar ao local - estes parisienses estão demasiado [mal] habituados ao métro... Desta vez, contudo, foram eles que não tiveram escolha: saquei da minha cara de bruxa e disse-lhes que estava decidido e que era obrigatório. Depois de muita resistência, lá aceitaram.

No dia combinado, lá nos dirigimos para Sénart, com inesperada boa disposição e o piquenique às costas. Chegados ao destino, almoçamos todos juntos no grande jardim que envolve o pavilhão, debaixo da chuva - Paris e os seus inesperados chuveiros nunca desiludem! Depois entramos no pavilhão e o responsável explicou-nos as regras.

Formamos grupos de 5 e, equipados com fatos especiais, iniciamos a aventura. No Koezio, cada equipa escolhe um nome e cada elemento do grupo é considerado um agente secreto. A equipa vai desempenhando missões, que podem ir desde atravessar uma piscina de bolas gigantes, até resolver enigmas e atravessar labirintos de cordas, sem lhes tocar (ao estilo do filme "A Armadilha"), ou ainda fazer atividades bem pertinho do teto do pavilhão, com a ajuda de cordas de segurança. Após cada prova ultrapassada, todos os elementos do grupo devem validar a sua pulseira, para não perder pontos.


Foi um dia bem passado, com muitos risos e exercício físico. No final de contas, os alunos adoraram e até pediram para voltar.


P.S.: A equipa das professoras ficou em 1.º lugar, inexplicavelmente...



Sem comentários:

Enviar um comentário