sábado, 12 de julho de 2014

Au P'tit Grec

Procurei o Au P'tit Grec numa tarde de agosto de 2012, com o casal que um dia me apresentou ao meu marido.
Não satisfeitos com o facto de terem estado indiretamente na origem de uma mudança radical na minha vida amorosa, no meu estado civil e mesmo no país onde hoje vivo, mudaram ainda, nesse verão de 2012, o meu conceito de crepes.
Ela esteve em Paris durante um semestre através do programa europeu Erasmus; e, como grande parte dos estudantes que passam pela Sorbonne, participou das filas de gente que invadem diariamente o balcão desta pequena casa de crepes da Rue Mouffetard. Por isso, anos mais tarde, quis partilhar comigo e com aquele que entretanto se tinha tornado seu marido este pequeno segredo. Nessa altura, encontrámos o Au P'tit Grec fechado, provavelmente para férias. Mas eu decorei o número da porta e voltei com o meu marido, assim que as portas se abriram novamente.
Desde então, este pequeno restaurante gerido por gregos, que fazem melhores crepes do que qualquer francês, passou a fazer parte dos nossos planos regularmente.

Ontem à noite, recentemente regressados a Paris, tivemos saudades de um jantar ao balcão da vedeta da Rue Mouffetard.
Estacionámos o carro no Panteão e lá percorremos a Rue Clothilde, a Rue de l'Estrapade e a Rue Mouffetard, até avistarmos o letreiro azul e branco e a enorme fila, que identificam o Au P'tit Grec. Deve ser realmente frustrante, para todos os muitos gregos e turcos que se aventuraram a abrir uma casa similar nesta rua, tentar competir com este estabelecimento, que quase toda a gente parece preferir a qualquer outro.
O Au P'tit Grec evidencia-se, desde logo, pelos funcionários bem-dispostos e divertidos, que atendem todos os clientes como se fossem velhos conhecidos  a destacar, sobretudo, o careca brincalhão e extremamente sarcástico, que encontra em todos os clientes um motivo para elaborar uma piada que o faça sorrir; depois, a decoração com um balcão e bancos de madeira que ocupam duas paredes, quadros de paisagens gregas e imensos vasos de plantas verdejantes dá-lhe uma certa frescura; e, por fim, no Au P'tit Grec não há poupança de ingredientes: pode até dizer-se que é algo exagerada a quantidade de cada ingrediente escolhido que eles atiram para dentro dos crepes, chegando mesmo a dificultar um pouco todo o processo de ingestão dos ditos.
Independentemente disso, são os melhores crepes salgados que já comi e ainda não houve nenhuma receita desta casa que me surpreendesse pela negativa!

Somos um pouco viciados no Au P'tit Grec, é verdade; mas, pensando bem, não é de todo o pior vício do mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário