sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Journée Pédagogique

Por aqui, chegámos enfim a mais uma interrupção letiva; uma das mais importantes, por sinal, visto que é a época em que quase todas as famílias partem para as montanhas para esquiar. Os franceses adoram as suas ricas férias de Inverno!


Antes de nos despedirmos, no entanto, hoje foi dia de Journée Pédagogique no liceu onde trabalho. É um dia em que os professores se tornam alunos, na medida em que usufruem de algumas horas de formação no interior das salas onde, normalmente, são mestres. Não se trata de uma iniciativa reservada a este estabelecimento de ensino, mas de algo imposto pela academia. A liberdade repousa apenas na escolha dos temas e das datas.

Desta vez, a escolha do nosso grupo escolar recaiu sobre o tema "TIC", tão na moda aqui quanto em Portugal. Foi, de facto, interessante partilhar experiências e ideias e aprender a manejar quadros interativos de última geração... pena é que, no nosso dia-a-dia, poucos recursos sejam colocados à disposição da aprendizagem. Mas enfim, quem dá o que tem...

No final do dia, juntei-me à minha coordenadora e a uma colega que me é bastante querida e fomos sentar-nos num pequeno bar, à conversa; não sobre as novas tecnologias ou os alunos, mas sobre as férias e os planos a curto e longo prazo.
Sabe realmente bem sair do ambiente fechado do trabalho e ir dar umas gargalhadas com aqueles que me acompanham diariamente na cruzada por um ensino melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário