sexta-feira, 22 de maio de 2015

English Brunch

Maio chegou e trouxe com ele a loucura dos exames do BAC, o correspondente aos nossos exames de acesso ao Ensino Superior.
Os alunos lembram-se que afinal não estão de férias, os professores anseiam pelos bons resultados dos seus alunos, os pais fazem os telefones dos Diretores de Turma tocar sem cessar e os administrativos deitam mãos à cabeça, a tentar gerir a logística.
Desde o início de Maio, todo o liceu se transformou, da noite para o dia, numa granada gigante que pode explodir a qualquer momento. Ora, para aqueles que continuam as aulas normalmente e que não passam [ainda] pela tensão dos exames finais, há que admitir que este não é o ambiente mais saudável. Por isso, quando uma das administrativas comentou comigo que estava a ter dificuldade em encontrar sala para uma das minhas aulas, dada a quantidade de exames previstos para esse dia, decidi preparar um English Brunch ao ar livre com os meus alunos.

Eles aderiram à ideia com muito mais entusiasmo do que eu tinha antevisto. Eu, que pensava que teria dificuldades a convencê-los a meterem-se na cozinha para confecionar especialidades de países de língua inglesa, encontrei-me a tentar convencê-los que cada um devia trazer apenas uma especialidade e não mais.
No dia do piquenique, eles esperavam-me à porta do liceu, de sacos a tiracolo e sorrisos rasgados. Lá fomos todos juntos até ao Parc Montsouris, mesmo ali ao lado. Eles, animados, lá começaram a mostrar os resultados dos dotes culinários, espalhando desordeiramente os tupperwares na relva e desafiando-se entre si, tentando definir qual o melhor chef.
Não tínhamos começado o piquenique há cinco minutos, quando uma imensa nuvem negra se estendeu por cima das nossas cabeças, ameaçando os nossos planos. Eu, otimista, lá fui dizendo que não era nada... até que a chuva começou a regar os nossos comes e bebes. Rendida às evidências, mandei arrumar tudo e corri à frente deles até encontrar um abrigo. Mas nem a meteorologia pôde estragar o ânimo dos meus pequenos: lá voltaram a estender tudo rapidamente e fizeram de mim o júri do melhor cozinhado.

Entre música, dança, anedotas e comes e bebes, penso que eles [e eu!] passaram ali a melhor manhã de escola deste mês de Maio, longe dos desatinos do BAC.

Sem comentários:

Enviar um comentário