terça-feira, 25 de março de 2014

Fim-de-semana à nossa maneira (iii)

Quando se está deslocado, longe de família e amigos, os laços que se vão criando por terras estrangeiras ganham redobrada importância. Desde que aqui estamos, felizmente, temos sido brindados com vários novos conhecimentos, que têm feito da nossa adaptação um processo um pouco mais fácil.

Este fim-de-semana fomos jantar com uma brasileira que vive em Paris com o seu marido francês. Não os conhecíamos pessoalmente até sábado à noite, mas ela é amiga de uma grande amiga minha que fez Erasmus em Paris em 2003 e a conheceu nessa altura. Fomos, confiando na palavra dessa amiga, que nos garantiu que eram pessoas muito simpáticas e interessantes.
Encontrámo-nos ao pé da estação de metro Porte de Choisy, um bairro de grande influência oriental, e jantámos num restaurante próximo dali, o La Mangue Verte, na Avenue Ivry, que apresenta uma ementa com pratos que variam entre os sabores tailandeses e vietnamitas.
De facto, a minha amiga não nos tinha enganado: conversámos imenso e sentimo-nos realmente confortáveis na companhia deste casal tão simpático! Na verdade, estamos todos habituados a que os brasileiros sejam pessoas conversadoras e afáveis, pelo que a personalidade dela agradou-nos imenso, sem nos surpreender; já a simplicidade, o sorriso fácil e a simpatia do seu marido encantaram-nos, uma vez que não é assim tão comum encontrar todas estas características reunidas num francês. Vamos continuar a encontrar-nos, com certeza, porque são pessoas assim que nos fazem falta por aqui!

No domingo, depois de termos passado um dia romântico a dois, dedicámo-nos ainda aos jantares com amigos, mas voltámo-nos para uma cultura diferente: convidámos para jantar cá em casa uma amiga romena, que conheci num dos grupos de conversação de francês que frequentei, e o seu marido. Tivemos uma noite verdadeiramente agradável, conversando sobre os nossos países de origem, futuras trocas de visitas e histórias pessoais.
Eles deixaram-nos cerca das 22h, porque o dia seguinte era de trabalho, e nós deitámo-nos bem-dispostos, depois de um fim-de-semana cheio de bons momentos entre pessoas que nos fazem bem e que trazem ainda mais encanto à nossa cidade das luzes!

Sem comentários:

Enviar um comentário