segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fête de la Musique

Ontem celebrou-se a 34.ª edição da Festa da Música em Paris e nós não quisemos faltar.

Esta iniciativa teve a sua primeira edição em Paris em 1982 e, desde então, tem vindo a popularizar-se em todo o mundo, sendo hoje em dia organizada em mais de 340 cidades. Na época, escolheu-se o dia 21 de junho para as celebrações, já que este coincide com o solstício de Verão. Assim, todos aqueles que desejam celebrar a música, podem fazê-lo durante o dia mais longo do ano.

Este ano reunimos cá em casa a minha cunhada e uma prima que vive a alguns quilómetros de nós para uma refeição pré-festa-da-música. Almoçámos calmamente e depois apanhámos o metro até  République, onde fizemos a nossa primeira paragem. Ouvimos várias bandas que desconhecíamos, entre as quais La Fine Équipe e Jeanne Added, e depois caminhámos até à Bastille.
Pelo caminho, fomos encontrando imensos bares que festejavam a festa da música com artistas convidados, ou simplesmente grupos de pessoas que se juntavam para cantar na rua. Toda a cidade se transformou em música.

Terminámos o nosso dia na Praça Denfert-Rochereau, estendidos no jardim, à espera de um concerto de jovens talentos franceses, que se fez esperar longamente.

Nesta data, todas as pessoas riem, cantam juntas e conversam, mesmo sem se conhecerem. Este ambiente festivo é raro em Paris e, por isso, digno de celebração. Viva a Festa da Música!

Sem comentários:

Enviar um comentário