quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Uma noite no Lago dos Cisnes

Tive, desde pequena, uma admiração por tudo o que o ballet envolvia. Já a minha mãe considerava que aprender música era uma mais-valia para qualquer criança. E eu lá fui seguindo este pensamento: primeiro vieram a flauta e o órgão, depois a guitarra e depois ainda um coro de crianças. Foram anos divertidos de grandes aprendizagens, mas definitivamente não fui talhada para nenhuma destas artes: prova disso é que as cordas da minha guitarra raramente são tangidas (independentemente do afeto que tenho à dita) e também não me tornei grande cantora. É possível e até provável que também não me tivesse tornado bailarina, se tivesse aprendido ballet, mas a afeição ficou sempre comigo.

Por isso, não podia ter ficado mais feliz com o presente de Natal que o meu marido me ofereceu: bilhetes para o Lago dos Cisnes, interpretado pelo ballet-teatro de São Petersburgo.
O espetáculo foi ontem no Palais des Congrès de Paris e teve sala cheia, apesar dos seus quase 4000 lugares. Este é um dos fenómenos que mais admiro em Paris: o grau de prioridade que é dado à cultura e às artes. Deve ser realmente gratificante ser artista nesta cidade!

À hora marcada, os bailarinos entraram em palco para executar com coordenação e graciosidade bem instruídas a obra de Tchaikovsky. Lá estava o príncipe Siegfried, em busca da sua noiva no baile real e lá estavam os cisnes, entre os quais o príncipe encontrou inesperadamente o que procurava, ao conhecer a princesa Odette, transformada em cisne por Rothbart. 
Irina Kolesnikova é a bailarina que interpreta de forma brilhante Odette, com movimentos que são expressão perfeita de todos os momentos de angústia ou felicidade da princesa dos cisnes. É ela também que interpreta Odile, o cisne negro que o príncipe escolhe como esposa, confundindo-a com Odette; e são surpreendentes, ao interpretá-la, as suas súbitas alterações de expressão corporal, mais agressiva e provocadora, como exige a personagem.
No final, a batalha entre o príncipe Siegfried e o feiticeiro Rothbart é igualmente bem representada e o momento em que a princesa Odette é salva expressa imensa ternura, cativando as atenções até ao último momento.

Foi, para nós, uma noite repleta de magia, no universo encantado do Lago dos Cisnes.

Sem comentários:

Enviar um comentário