segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Encontro Internacional de Primos

Na sexta-feira deixámos Paris, rumo a Villefranche-sur-Saône, uma vila a cerca de 30km de Lyon. O motivo: um encontro internacional de primos. Como muitas famílias portuguesas, a minha tem contribuído para o aumento da percentagem de emigrantes do país... por esta altura, começamos a ser vários com saudades de casa!
Aproveitando a visita de dois dos resistentes que se mantêm no Porto, juntámos Genève e Paris a Villefranche, para um brunch e um passeio em família, na manhã de Sábado.
A tradição dos 'encontros de primos', como lhes chamamos, vem de longe. A novidade é ser possível fazê-los fora de Portugal, a mais de 1500km da nossa terra. Mas a vida é mesmo assim: os tempos mudam, as pessoas adaptam-se. E, no final de contas, o importante é que a distância não afasta os corações e os laços não se desfazem.

Crescemos juntos, com encontros de família frequentes e muita amizade entre nós. Mais tarde, quando nos tornámos adultos, foi sem qualquer esforço que mantivemos esta ligação que os nossos pais nos tinham transmitido! Os meus primos tornaram-se naturalmente algumas das pessoas que me são mais próximas e que mais preciso de ter por perto, para me sentir completa. É assim há muitos anos. E é talvez um dos ensinamentos mais valiosos que recolhi dos meus pais e de todos os meus tios: que a família vem sempre primeiro.

Entre tios, primos e segunda geração de primos, somos uma família grande. Falamos incrivelmente alto, fazemos comida para Portugal inteiro sempre que nos encontramos, dizemos o que nos vem à cabeça, opinamos sobre a vida alheia, reclamamos quando opinam sobre a nossa, mas... não saberíamos viver uns sem os outros! E, nas horas boas ou nas más, estamos juntos; e é juntos que avançamos.

Somos uma família portuguesa, com certeza!

Sem comentários:

Enviar um comentário